Pular para o conteúdo principal

Dando aquele Plot Twist!

Remoção de uma limitação do jogo


Surpreenda os jogadores criando monstros que não possuem as fraquezas tradicionais, removendo ou trocando as regras.
Caso os adversários não possuam fraquezas, você pode ir adicionando elas gradativamente no decorrer do jogo. Isso não apenas torna o jogo mais interessante, e lhe permite execute esse plot twist.

Por exemplo, alguns mortos-vivos recebem dano quando são expostos a luz do sol. O grupo de aventureiros pode usar isso como uma vantagem no começo da campanha. Então eles encontram um tenente do vilão da campanha, mas ele se parece a principio, apenas um cara normal tomando uma cerveja em um canto na taverna. Talvez ele até mesmo comente " como está quente lá fora".
Tão logo os jogadores terminem seus afazeres na taverna ( beber, comer, negociar itens e etc) e deixem a taverna,eles são emboscados no beco pelo tenente do vilão, que se revela sendo um vampiro, acompanhado de suas crias vampíricas, em plena luz do dia.

Um outro exemplo, é criar monstros divididos em facções. Cada facção é mais forte que a anterior, mas cada uma é suscetível a algum tipo de fraqueza, um veneno ou algo semelhante. Nesse caso você vai aumentando gradativamente a dificuldade em encontrar os ingredientes para produzir os venenos que afetam cada facção, até aparecer uma facção que é imune a todo tipo de veneno. 
Enquanto os jogadores tentam descobrir um modo de lidar com os monstros imunes as essas fraquezas, eles podem atacar de surpresa e causar o caos na cidade e entre os próprios jogadores.

Sacrifício.


Os jogadores devem escolher entre perder um membro do grupo, mas beneficiando toda uma comunidade, ou salvar um individuo prejudicando todos os demais.
Esse plot twist é muito parecido com um dilema, mas ele tem um objetivo diferente, já que ele visa testar  as crenças do jogador e do personagem e ver se para eles, os fins justificam os meios.  Isso pode fazer com eles pesem na balança se são mais leais a suas facções, famílias e facções ou ver se a verdadeira lealdade deles reside na amizade de um único individuo.
A chave para tornar essa situação dramática, é tornar os laços dos jogadores tão forte quanto são so laços deles com os NPC's. Quanto mais forte forem os laços, mais difícil se torna fazer uma escolha em detrimento da outra e maior se torna o impacto desse plot twist.

Adeus Status Quo.


As vezes os jogadores vencem e tudo volta a ser como era antigamente, mas as melhores campanhas e histórias são aquelas que dão aquela sensação de " Nada mais foi como era antes". Podemos pegar com exemplo a trilogia de Senhor dos Anéis: mesmo após a destruição do Um Anel, Frodo volta para o Condado, mas nada mais é como era antes da sua partida. E toda essa mudança pode ser sentida por toda a Terra-Média, tanto que os elfos decidem partir para os portos cinzentos e esse é o fim da Terceira Era. Crie consequências marcantes para cada um dos seus jogadores e atrele isso a uma escala de sucesso e fracassos em cada missão. Faça-os crer e entender que dificilmente serão 100% bem sucedidos e que sempre haverão perdas e sacrifícios irreparáveis tanto para eles como para o resto do mundo de campanha.


O Tempo não é um Aliado dos Jogadores.


Quanto mais os jogadores demoram para agir, mais desafiador o vilão se torna.

EX: Uma cabala de bruxas está em um cemitério sagrado onde estão enterrados heróis de uma era passada. A cada dia que dia que eles demoram para partir em busca da cabala para por fim a ameaça das bruxas, elas são capazes de levantar dos mortos um herói caído. Se demorarem demais, elas criarão um exército imparável.


EX: Um elemental do fogo que decide morar dentro de um vulcão provocando erupções. A cada erupção mais cinzas são lançadas na atmosfera podendo até mesmo bloquear os raios de sol e a lava vai provocar muita destruição por onde passar. Quanto mais tempo os jogadores levam para agir, mais pessoas inocentes vão morrer.

Os Fins Justificam os Meios

Em um cenário onde existam muitos tons de cinza, esse é um plot twist que funciona melhor. Imagine que os jogadores são contratados pelo rei, ou desempenham cargos de confiança em nome do rei  são designado para lidar com um pretenso lider rebelde e seu exercito que está surgindo em um local distante. O rebelde em questão é um NPC poderoso, não só pela sua ficha ( evite esse tipo se possível), mas também por ser muito carismático e engenhoso ( criando distrações e armadilhas para as forças reais). O NPC rebelde também é capaz de atos terríveis, desde que isso seja capaz de retardar os avanços dos jogadores e suas tentativas de capturá-lo: queimar igrejas e orfanatos são só o começo para ele. Ele pode envenenar o poço, soltar um monstro antigo ou fazer pactos com seres sobrenaturais. Todo o tipo de coisa que o colocariam o rotulo de vilão até chegar o momento em que os jogadores descobrem que o pretenso rebelde é na verdade o verdadeiro herdeiro do trono que foi usurpado. E agora? os jogadores ficam do lado das forças do usurpador ou do herdeiro legitimo? Esse é um plot twist que bebe diretamente da fonte de Game of Thrones.


Distração


Esse é o plot que se baseia principalmente em usar um vilão ou vilões capazes de manter os personagens jogadores enquanto o verdeiro plano se desenrola, com os atos dos jogadores contribuindo para isso, sem que eles nem mesmo percebam.

Vamos pegar por exemplo, um arquimago, e seus três mais poderosos discípulos estão a solta no mundo para provocar caos e destruição. Um deles está tentando concretizar uma profecia sobre uma terrível chuva de fogo, o outro discípulo está levantando um exercito de mortos-vivos e o outro discípulo está lançando maldições pelo reino.

Nesse meio tempo, enquanto os magos brancos e personagens bondosos do cenário ( incluindo os heróis jogadores) estão enfrentando os capangas, o arquimago está livre para dar prosseguimento ao seu plano mestre de se transformar em um lich e desenvolver uma magia que vai dominar o mundo.


***

Esses são alguns ganchos e plot twists e pequenas ideias para você usar na sua aventura. Use-os do jeito que achar melhor na sua campanha e quando seu grupo começar a perceber os truques que você tem na manga, comece a combinar os ganchos e mudando os plot twists para mantê-los entretidos.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mecânicas de Combate Diferenciadas

Monstros únicos devem ter uma mecânica de combate única, ou uma condição especial para serem vencidos.  Boa parte do MMORPG Wordl of Warcraft gira em torno de lutas contra chefes com mecânicas de combate diferenciadas. Boa parte dessas lutas, perde um pouco do seu charme se for adaptada para uma mesma de RPG sem o devido cuidado ( talvez os mapas possam ser adaptados mais facilmente para um grid ao estilo do D&D 4ºed.). Ainda assim, o mestre tem deve ter cuidado. Em combates contra uma chefe no WOW, o jogo exige que um determinado grupo siga a risca uma determinada estratégia, o que não é problema algum no MMORPG, já que os jogadores podem tentar enfrentar o mesmo chefe quantas vezes forem necessárias. Mas isso não funcionada da mesma maneira na sessão de RPG. Não faça com que o chefe da masmorra tenha uma única forma de ser derrotado. De aos jogadores formas diversificadas para saírem vitoriosos e deixe espaço para soluções engenhosas e jogadores que pensem fora da ca

100 Itens Mágicos Menores.

Colher de Madeira. Entalhada com a runa que simboliza " comida". Quando inserida em materiais orgânicos ou semi-orgânicos (madeira, terra, sujeira) transforma em algo comestível, ainda que o sabor seja intragável. Amuleto da Esperança. O amuleto brilha com a luz de uma vela, mas apenas quando não existe outra fonte de luz. A luz indica vagamente a entrada da masmorra na qual o portador está. Se segurada com ambas as mãos, as mantem ligeiramente aquecidas. Moeda do orfão. Não pode ser girada se houver mortos-vivos invisíveis perto. Anel do Membro Aventureiro. Se colocado em um dos dedos da mão, o braço inteiro vai desaparecer e retornar depois de 24 horas. Role 1d10: 1- o braço retorna com uma tatuagem, 2- o braço retorna com um ferimento, 3 - retorna com outro anel, talvez um anel de noivado, 4- o braço volta mas o anel desaparece, 5-10 nada acontece. Tem um efeito semelhante se usado na perna. Pó do desaparecimento. Pode deixar os objetos invisíveis, mas o efeito é can

Desbravando os One-Shots: A Arte de uma Aventura em uma Sessão

  Bem-vindos, aventureiros, mestres e narradores de todas as terras! Hoje vamos explorar o emocionante mundo das aventuras one-shot, onde cada sessão é uma história completa, cheia de mistério, intriga e, é claro, muita ação! Você já se viu desejando uma dose rápida de emoção sem o compromisso de uma longa campanha? Ou talvez você seja um mestre que precisa de uma maneira de satisfazer o desejo de seus jogadores por aventura, mesmo quando o tempo é escasso. Bem, uma aventura one-shot pode ser a solução perfeita para você! O que é uma Aventura One-Shot? Como o nome sugere, uma aventura one-shot é uma história completa que pode ser jogada em uma única sessão de jogo. É como assistir a um filme emocionante, onde você entra na história, enfrenta desafios e mistérios, e sai com uma sensação de satisfação por ter completado uma jornada épica. Aventuras em Uma Noite Imagine uma noite cheia de suspense, ação e reviravoltas inesperadas. Essa é a essência de uma aventura one-shot jogada em uma ú